Programa Aprender Valor

A educação financeira é relevante para o bem-estar da população, pois saber administrar as finanças pessoais torna a vida mais prazerosa. Neste sentido, o Banco Central do Brasil criou em 2020, o Programa “Aprender Valor” que leva educação financeira aos estudantes de escolas públicas brasileiras de ensino fundamental. É muito válida a ação, pois devemos ensinar logo cedo para as crianças e jovens como fazer a gestão adequada dos recursos financeiros disponíveis.

O programa Aprender Valor é financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e desenvolvido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Dados divulgados recentemente pelo Banco Central do Brasil revelam que o programa Aprender Valor ultrapassou a marca de 1 milhão de alunos inscritos na iniciativa. Segundo a instituição, a ação leva projetos escolares com educação financeira, de forma interdisciplinar e transversal, a alunos do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país.

De acordo com o Banco Central, além dos estudantes, aproximadamente de 1,2 milhão de crianças e adolescentes estão inscritos na iniciativa, o programa também conta com a participação de cerca de 100 mil profissionais de educação (professores, diretores e profissionais de secretarias de educação, entre outros) e 17 mil escolas aderidas, em mais de 2.300 municípios brasileiros de todos os estados do país.

Em Sergipe por enquanto existe a adesão de 1 escola estadual e 41 escolas municipais, entendo que este número de escolas aderentes em Sergipe tem potencial para aumentar. E este artigo tem o objetivo de divulgar o programa na lógica de contribuir para mais mobilizações de escolas e despertar para que professores e estudantes atuem nas etapas de adesão, cadastros e avaliações.

Cabe destacar que todas as escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 9º ano) podem aderir ao programa, além das secretarias estaduais e municipais de educação que queiram estimular as escolas a elas vinculadas a participar do programa. As escolas que não possuem o ensino fundamental completo e ofertem apenas alguns anos, também podem participar.

A intenção do Banco Central é a de que o programa Aprender Valor possa chegar a todos os estudantes das escolas públicas de ensino fundamental do país. Registre-se que para a nossa autoridade monetária, o programa Aprender Valor foi pensado para transformar a relação das crianças e adolescentes brasileiros com o dinheiro, para que estabeleçam relacionamento consciente, responsável e autônomo com seus recursos financeiros desde a infância, obtendo-se assim melhor saúde e bem-estar financeiros para todos.

No processo de aprendizagem, os professores deverão ensinar educação financeira de forma conjunta com Matemática, Língua Portuguesa e Geografia, sendo as aulas integradas transversais, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa Aprender Valor conta com uma plataforma exclusiva que auxilia na formação de gestores e professores, estimular os projetos escolares e as avaliações de aprendizagem e de impacto.

As sete etapas do programa são: 1. Adesão de secretarias estaduais e municipais de educação e de escolas; 2. Cadastro de profissionais, de turma e de estudantes e enturmação; 3. Avaliações no início do ciclo; 4. Formações on-line de profissionais; 5. Aplicação de projetos escolares em sala de aula; 6. Avaliações no final do ciclo; e 7. Divulgação dos resultados.

Para aqueles que queiram mais informações e detalhes do programa sugiro acessar o endereço https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor. No endereço é possível assistir diversos vídeos explicativos, uma lista de perguntas e respostas que ajudam a entender o programa, várias informações e o login do programa.

Parabéns ao Banco Central do Brasil pela iniciativa e que muitas escolas possam aderir ao programa. Que ele possa ser estendido para a escolas privadas universalizando a educação financeira em nosso país.

 

Autor

Saumíneo Nascimento

Outras Notícias

voltar para página anterior